quarta-feira, 20 de julho de 2011

Esperança de vida!

Ainda na senda da saúde, há um factor que merece uma atenção especial. Não dos políticos nem da comunicação social, é claro. Do resto da população, apenas. Estudos feitos sobre a esperança de vida em países que foram "ajudados" pelo FMI, mostram que a esperança de vida decresce entre cinco a dez anos. Uma das causas que avançam é o stress. Essa palavra estrangeira que adaptámos ao nosso léxico de uma forma absoluta. Até os mais incultos sabem o que quer dizer.

O que pode nos tirar anos de vida? Austeridade. Austeridade porquê? Porque somos idiotas. Damos a meia dúzia de pessoas o poder de decidirem sobre o nosso futuro e eles criam o nosso stress. E encolhemos os ombros e dizemos - não há nada que se possa fazer. Os gregos (os anarquistas, dizem os entendidos jornalistas) manifestam-se. Levam umas pauladas. Mas continuam a manifestar-se. E nós? Que fazemos nós? Temos medo das pauladas. Ou, pior ainda, temos medo de colocar a cabeça de fora do rebanho, não vá acontecer olharem para nós.

Eu já questionei várias pessoas sobre aquilo que acho errado nesta sociedade. Para meu espanto, muitos até concordam comigo. Mas todos dizem o mesmo - é uma utopia. Eu sei que não é. Mas quando o horizonte temporal poderá ser longo, quando a luta poderá ser árdua, quando se terá de abdicar de certos conceitos instituídos, quando se terá de trabalhar por um bem geral e não só individual, quando o medo do desconhecido é grande, todos referem esse termo. Algo inalcançável. Assim se justifica o comodismo.

Utópico.

Temos de mudar muita coisa? Sim.

Ter como objectivo uma sociedade não egoísta não é mau. É difícil? Não. No fundo não é. Se eu colocar à disposição de todos os recursos do planeta, acabar com a fome, tornar o mundo um local verde (não me refiro ao Sporting) e co-habitado com o restante reino animal, o egoísmo diminuirá. Se eu retirar o conceito de propriedade da sociedade, acabam-se as lutas pela posse. Se eu retirar o dinheiro, acabam 95% dos crimes.

Se tudo isto acontecer, desaparecem a maioria das injustiças.

Se eu disser que podemos trabalhar apenas dez anos e depois reformar-nos, é mau? Talvez até menos. Não fiz as contas.  Sem dinheiro, a burocracia desaparece quase por completo. Calcula-se que 80% do trabalho é no sector dos serviços, no mundo ocidental. Calcula-se, também, que 50% do trabalho é burocrático.

Quase todos vimos as máquinas que substituem as pessoas. O quiosque de check-in no aeroporto, a máquina de chocolates ou tabaco. A automação chegou a tal ponto evolutivo que, no processo produtivo, as pessoas deixaram de ser necessárias. Uma imagem antiga, do pessoal da aviação, é aquela do piloto e do cão no cockpit - o cão para o impedir o piloto de mexer e o piloto alimentar o cão. É uma realidade. Um avião pode ser controlado sem necessidade de pilotos. Perguntem aos militares americanos! Os comboios, em muitos países, não têm maquinistas. Ou têm, mas não precisam. O "maquinista" é quem verifica os bilhetes dos passageiros. As portagens já são "automáticas". Os empregos são cada vez menos.

"Quem quer viver num mundo onde não seja necessário trabalhar?" - perguntei a várias pessoas.
"E o que fazemos, então??" - responde a maioria.
"O mesmo que irão fazer quando se reformarem!"
"Pois..."

Temos tão pouca imaginação que a maioria sente-se culpada por querer viver sem trabalhar. Fomos inculcados com um sentimento de culpa atroz, vil. Trabalho é algo que custa. Se não custar, é porque não é trabalho. Se eu quiser tratar do meu jardim, não estou a trabalhar. Estou a entreter-me. Se estiver a ler, não estou a trabalhar. Se eu estiver a viajar, não estou a trabalhar. Se tirar fotografias. Se estiver a tomar conta dos meus pais ou avós. Se educar os meus filhos (passamos a ter tempo para o fazer!). Se gostar de fazer investigação. Eu queria ser electricista, entre outras coisas, quando era miúdo. Adoro quando familiares me pedem para arranjar qualquer coisa - desde mobiliário a torneiras! E até tenho jeito! Trabalho? Se tiver que o fazer todos os dias...

Termos tempo para meditar é mau? Termos tempo para fazer exercício físico é mau? Termos tempo para conversarmos e estar com amigos e família é mau? Estarmos na praia e apanhar sol é mau? Podia continuar esta lista por dias, semanas, e não a terminaria.

Um mundo em que fazemos o que queremos e não passamos fome... é mau?

Sem comentários: