quarta-feira, 20 de julho de 2011

Beleza e imagem

A condenação da obsessão pela imagem é geral. Mas de uma forma hipócrita. Tudo o que fazemos e encorajamos prova essa hipocrisia. O culto da imagem entra-nos pelos olhos diariamente, através da publicidade, concursos, séries e filmes. E jornalismo.

Se pensarmos que a mulher bonita, nos tempos de Ruben, era a mulher chubby, voluptuosa (assim as chamavam!), de curvas acentuadas, chegamos a uma conclusão: ao longo dos tempos existiu uma moda no que toca ao conceito de beleza.

Como animais, possuidores dos nossos instintos, a beleza é um critério importante. Mas... será que as características da beleza actuais (e anteriores) terão um critério de selecção da espécie? A resposta óbvia será que não. A não ser que a anorexia seja exemplo de saúde...

Somos confrontados, nos dias que correm, pela preocupação da obesidade. Há quem se preocupe com os quilitos a mais para caber dentro das calças. Mas também há uma crescente preocupação com a saúde. A razão também será óbvia. Queremos ter uma vida com qualidade, tanto nos anos de juventude física, como nos anos subsequentes. Mas basta olharmos ao nosso redor para verificar que os jovens, recentemente educados, têm um culto pela imagem que supera de longe a preocupação pela sua saúde. Estatísticas nos EUA concluem que cinquenta por cento das jovens entre os treze e os quinze anos consideram-se com peso a mais. Quarenta a sessenta por cento de raparigas de liceu fazem dietas. Oitenta por cento de raparigas até aos treze anos já fizeram uma dieta. Mas mais chocante ainda, quarenta por cento das raparigas até aos nove anos já fizeram uma dieta! A terceira maior doença crónica na adolescência é a anorexia. As estatísticas provam que apenas dez por cento das pessoas com distúrbios alimentares recebem tratamento. Provam também que vinte por cento das pessoas anoréxicas que não receberem tratamento irão morrer.

Não obstante o crescente número de programas de sobre saúde, alimentação, nutrição, etc., não se consegue combater o problema: o culto da imagem.

Quem é mais bonito terá mais amigos? Será menos ostracizado, sem dúvida, mas serão os seus amigos verdadeiros?
Quem é mais bonito será mais competente? Concerteza que não, mas em iguais circunstâncias de competência será preferido...
No mundo do entretenimento e do espectáculo, quem for mais bonito terá mais sucesso. Incontestável.

O ser humano é um animal social. Necessita ser aceite. E a beleza é um padrão errado. Falo, como é óbvio, da beleza exterior.

É esta a sociedade que queremos?

Sem comentários: