quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ditadura vs liberdade

Estava a ouvir um daqueles programas de opinião pública na TV. Dois senhores estavam a questionar se não seria melhor vivermos sob uma ditadura, em vez de numa democracia onde impera o capitalismo selvagem. Nos dias de hoje, nunca tantos tiveram tão pouco enquanto tão poucos tiveram tanto.

Ora, aqui encontram-se vários erros.

Em primeiro lugar, nós vivemos numa ditadura. A ditadura do poder financeiro. Onde o dinheiro manda. Quem o tem, manda. E acena, qual cenoura em frente aos narizes dos políticos, mantendo-se na sombra enquanto os políticos trocam os seus ideais da juventude pelo poder de decidir. De decidir? Claro que não. continuam a não decidir e, entretanto, perderam os tais ideais. Manda decidir quem tem o dinheiro e financia as campanhas. Nem mais, nem menos.

Outro erro clássico, é pensarmos que democracia é liberdade. Quase todos os países marxistas auto-intitulam-se de democracias. E com muita razão. Hitler ganhou o poder através de eleições. E Hitler era um socialista. Logo de esquerda. Claro que os esquerdistas quiseram dissociar-se dele e decidiram que era uma ditadura das corporações, logo era diferente. Era de direita. Chamar ditadura de esquerda ou de direita soa a estupidez. Os média gostam e nós comemos e calamos. Aliás, definir política com um espectro de direita à esquerda soa-me decididamente estúpido. É a forma de potenciar clubismo.

"És de esquerda?"
"Eu?! Credo! Claro que não!"
ou
"Claro que sim! 'Tás a confundir-me?"

"Acreditas nos políticos?"
Aqui poderemos colocar qualquer das respostas anteriores. Escolha a que lhe convier...

Dizem que a democracia é a escolha do povo. O poder do povo. Mas lá porque os gregos chamaram este tipo de esquema de decisão assim, não quer dizer que seja a realidade. Lá porque votamos numa série de políticos, não quer dizer que exerçamos o poder. Só me apetece rir. Pergunto-me,muitas vezes, quem escreveu a nossa Constituição. Foi o povo? Não. Foi colocada à votação do povo? Não. É ensinada na escola? Não. Então que raio de democracia é esta que nos impuseram?

Uma das coisas enraçadas na democracia é o bem da maioria. Mas... se 51% do povo quiser algo que os restantes 49% não queiram, poderemos dizer que existe liberdade? Ao definirmos a nossa república como um "Estado de direito democrático", vulgo democracia (art. 2º da Constituição da República Portuguesa), estamos a contrariar os principios fundamentais da liberdade individual...

Sem comentários: